O trabalho desempenha um papel principal na vida do ser humano, sendo um fator determinante para a saúde. Para além de satisfazer necessidades materiais, proporciona um conjunto de relações e interações sociais, permitindo desenvolver o capital humano.
Um ambiente de trabalho saudável é uma fonte de desenvolvimento pessoal. Permite reforçar competências e capacidades, individuais e coletivas, e contribui para o desenvolvimento do potencial de saúde e bem-estar do trabalhador.
A proteção da saúde, o bem-estar e a prevenção dos riscos profissionais dos trabalhadores são direitos que devem ser protegidos, mas também requisitos indispensáveis à qualidade da atividade prestada. O sucesso das organizações está diretamente associado às condições de trabalho, as quais são determinantes para a motivação dos profissionais. Isto resulta num potencial aumento de competitividade, produtividade, redução do absentismo e diminuição de acidentes de trabalho e doenças profissionais.
Prevenção não é um custo, é um investimento
A gestão e a prevenção de riscos é um fator importante para aumentar a produtividade das empresas e evitar custos diretos e indiretos que podem arruinar negócios.
A gestão e prevenção do risco é a chave da eficiência do negócio
Um estudo da Agência Europeia para a Segurança e Saúde no Trabalho demonstra que cada euro investido em processos de prevenção tem um retorno de 220%. Portanto, trabalhar em prevenção não é um custo, é um investimento. E um investimento que tem um elevado retorno.
É fundamental para a sustentabilidade das empresas que se invista em prevenção, para evitar custos diretos e indiretos. Os custos diretos relacionados com o trabalho incluem os recursos utilizados nos cuidados de saúde (diagnóstico e tratamento de doenças, despesas de reabilitação), os medicamentos e os custos de remuneração dos trabalhadores. Os custos indiretos incluem os resultantes de perturbações nas equipas de trabalho, da diminuição da produtividade, dos atrasos na produção e da substituição dos trabalhadores doentes, a que acrescem os custos relacionados com o absentismo/presentismo. Esta situação tem um grande impacto em termos económicos nas empresas e estima-se que estes custos indiretos sejam várias vezes superiores aos custos diretos.
Por isso, é preciso não descurar os incidentes que podem tornar-se acidentes.
Semana Europeia para a Segurança e Saúde no Trabalho
A Semana Europeia para a Segurança e Saúde no Trabalho (19-23 de outubro) marca o lançamento oficial da campanha “Locais de Trabalho Saudáveis: aliviar a carga”, centrada nas lesões musculoesqueléticas.

A campanha visa promover a sensibilização para questões de segurança e saúde importantes, procurando que as mensagens cheguem a locais de trabalho de todas as dimensões na Europa.
A mensagem da campanha é clara: “A segurança e saúde no trabalho diz respeito a todos. É bom para si. É bom para as empresas”.
As lesões musculoesqueléticas (LME) são um dos problemas de saúde relacionados com o trabalho mais comuns. Causam dor e desconforto nas costas, no pescoço, nos ombros, nos membros superiores e nos membros inferiores, e podem afetar a aptidão de uma pessoa para trabalhar.
Embora as LME sejam evitáveis, também são motivo de preocupação. Não só devido aos seus efeitos na saúde dos trabalhadores a nível individual, mas também devido ao impacto prejudicial nas empresas e na economia.
Cultura de prevenção
Por conseguinte, é fundamental que os empregadores tomem conhecimento da questão da saúde e da segurança no trabalho e que ofereçam apoio e orientação para a prevenção ou gestão de riscos profissionais.
É essencial que todas as pessoas trabalhem em conjunto para prevenir os riscos no local de trabalho. A colaboração entre empregadores, gestores e trabalhadores cria um entendimento comum sobre a questão e conduz a melhorias duradouras.
A inovação e a colaboração podem, portanto, ser decisivos para o sucesso e produtividade das empresas. Por isso é crucial a sensibilização dos empresários para desenvolver uma cultura preventiva que evitará custos humanos e económicos nas organizações.