Primeiro de tudo porque a segurança nunca deve ser posta em segundo plano!

Quando se fala de segurança no trabalho está-se, essencialmente, a contemplar a proteção dos trabalhadores na sua atividade laboral. Quanto ao uso de EPI’s não deve ser visto apenas como uma exigência legal. É a vida das pessoas, dos trabalhadores, que está em causa. Assim sendo, todos os cuidados e medidas possíveis devem passar da teoria à prática.

Clique aqui para marcar DEMO connosco e saiba como otimizar os processos da sua empresa.

Tornar a segurança no trabalho um hábito é o melhor método para reduzir o número de acidentes no trabalho e evitar que os seus trabalhadores fiquem afastados das suas funções, sem se sujeitar a comprometer a capacidade de trabalho e de vida dos profissionais durante e depois da fase ativa de trabalho.

Optar sempre pela aquisição de produtos com qualidade comprovada e que atendam às normas recomendadas pelos órgãos competentes.

“Os EPI representam a terceira linha de defesa do trabalhador perante o risco de acidente, sendo que os EPI devem ser utilizados quando os riscos existentes não puderem ser evitados ou suficientemente limitados, em primeiro lugar, por medidas, métodos ou processos de prevenção inerentes à organização do trabalho e em segundo lugar, por meios técnicos de proteção coletiva.” by APSEI.

É exigível à entidade empregadora:

  • Adquira EPI’s adequados ao risco de cada atividade;
  • Exigir aos seus trabalhadores o uso dos mesmos;
  • Orientar e capacitar o funcionário a usar adequadamente o equipamento;
  • Substituir EPI’s quando esteja danificado ou extraviado;
  • Responsabilização pela higiene e manutenção regular do equipamento;
  • Registar o fornecimento do EPI ao trabalhador e as atividades desempenhadas pelo mesmo.

É de extrema importância que os responsáveis/supervisores e da própria empresa garantam o uso adequado dos equipamentos de proteção individual por parte dos profissionais. Deve ser visto até como uma ferramenta de trabalho, e ser utilizados durante todo o expediente de trabalho, conforme indicações e especificidades da organização.

É recomendável sensibilizar os trabalhadores, que efetuam trabalhos de risco, ao uso correto dos EPI’s. Para eles é essencial que:

  • Estejam conscientes do quão necessário é este equipamento;
  • Terem conhecimento do EPI que precisam usar;
  • Perceber como manusear o EPI;
  • Proceder a uma adequada manutenção do equipamento de proteção;

Clique aqui para marcar DEMO connosco e saiba como otimizar os processos da sua empresa.