Grande Entrevista: Rui Isidoro, Professor Adjunto do IP Beja, conversa com a e-coordina

Rui Isidoro é Doutor (PhD) Health and Safety at Work – Construction Materials (Universidad de Extremadura), Professor Adjunto do Instituto Politécnico de Beja – Escola Superior de Tecnologia e Gestão e Coordenador do Mestrado em Segurança e Higiene no Trabalho no Instituto Politécnico de Beja.

Pergunta – O que levou o Professor Rui Isidoro a escolher a área de Segurança e Saúde no Trabalho tanto a nível académico como profissional?

Resposta – A Segurança e Higiene no Trabalho foi desde sempre uma área do Politécnico de Beja. Nós começamos com a Engenharia Topográfica e Engenharia Civil e depois evoluímos para a Proteção Civil. Houve uma altura também que tivemos a pós-graduação em Segurança e Higiene no Trabalho. Foram 7 edições da pós-graduação e foi um sucesso, sempre com casa cheia. E houve um momento em que eu e a minha colega, Ana Dias, achamos que fazia sentido evoluirmos para o Mestrado. Já tínhamos o know-how adquirido e era lógico dar o passo seguinte.

P – Qual é o objetivo principal do Mestrado em Segurança e Higiene no Trabalho no IPBeja?

R – O grande objetivo é servir a região. Nós, como Politécnico, temos de pensar na região em primeiro lugar. Portanto, tentar que os nossos trabalhadores e os do Alentejo tenham condições de segurança.

Por outro lado, desenvolver competências internamente, algumas já adquiridas, mas sempre tendo como objetivo final servir a região, o Politécnico e uma área na qual havia uma lacuna: a formação avançada na área da Segurança.

Portanto, foi uma forma de arranjar uma receita vencedora para todas as partes.

P – O IPBeja criou o Centro de Boas Práticas em Segurança no Trabalho (CBPST), qual é que é a função do mesmo?

R – O grande objetivo do Centro de Boas Práticas é esse mesmo: servir os interesses do Politécnico dentro da Segurança no Trabalho.

O Centro de Boas Práticas acolhe alunos, permite que os alunos desenvolvam projetos e permite que o próprio CBPST faça prestação de serviços internamente no Politécnico (formações de segurança no trabalho aos nossos funcionários e funcionários de outras empresas que o solicitam) e cumpra com a legislação, no sentido de dotar o Instituto de um serviço de Segurança interno.

P – Na sua opinião, qual é a importância da Segurança e Saúde no Trabalho numa empresa? Considera que as empresas portuguesas dão realmente importância a esta matéria nos processos de trabalho?

R – Há sempre muito a investir. Porque sempre que houver uma fatalidade, chegamos à conclusão que não investimos aquilo que devíamos porque houve essa desgraça.

Cada vez há mais empresas que vêem a solução como a primeira resposta. Mas ainda há muitas que veem a segurança como uma forma de evitar pagar coimas.

Quando as empresas conseguirem ver a segurança como a solução para os seus problemas e derem condições dignas aos seus trabalhadores, terão tudo a ganhar. Essa será a grande resposta.

Já há algumas a pensar assim felizmente.

(…)

Entrevista completa do Professor Rui Isidoro aqui.

Protocolo de Colaboração e-coordina/IPBeja

A e-coordina assinou, juntamente com o Instituto Politécnico de Beja, um protocolo que tem por objetivo estabelecer formas de cooperação que visam organizar e implementar formação em contexto de trabalho do Curso Técnico Superior Profissional em Tecnologias em Segurança e Saúde no Trabalho.

Ana Barreira, Diretora da e-coordina Portugal e signatária do acordo, refere a sintonia entre os objetivos da empresa e os do Instituto Politécnico. Estes enquadram-se nas áreas de educação, segurança e saúde no trabalho e tecnologia.

Objetivos do protocolo

Neste sentido, vale a pena destacar que entre os objetivos do protocolo assinado encontram-se: 

  • – Estabelecer formas de cooperação entre as duas partes;
  • – Incentivar o recrutamento;
  • – Colaborar, organizar e implementar processos de formação em contexto de trabalho a desenvolver pelos alunos do referido curso (estágio);
  • – Facilitar a possibilidade de realizar trabalhos de fim do curso, sempre direcionados à prevenção.

Seminário e Mestrado Segurança e Higiene no Trabalho

Seminários IPBeja e-coordina

Na primeira ação de colaboração e, a convite do Instituto Politécnico de Beja, a Diretora da e-coordina Portugal, Ana Barreira, fará parte do programa do “Ciclo de Seminários sobre Condições de Segurança em Setores Específicos”.

O Ciclo de Seminários começa no dia 24 de maio com a participação da Diretora de Portugal que realizará uma apresentação focada no “Sistema de Gestão Documental na área da Segurança e Saúde no Trabalho”.

O evento terá lugar de forma presencial no Auditório 1 da ESTIG e estará direcionado para os alunos do Mestrado.

Por outro lado, no próximo ano académico, a e-coordina irá fazer parte do plano curricular do Mestrado Segurança e Higiene no Trabalho, no âmbito da formação de ferramentas como a da e-coordina nas organizações e empresas, na medida em que facilitam a coordenação da Segurança e Higiene no Trabalho.

A empresa continua, assim, a consolidar o seu compromisso para com Portugal no desenvolvimento de ações empresariais e disponibilizar o seu contributo e conhecimento no campo da Gestão Documental, Prevenção de Riscos Profissionais e no âmbito das Novas Tecnologias.