Voltar à rotina pode parecer um autêntico pesadelo. Prevenir o burnout no regresso ao trabalho é um fator importante.
Burnout
De acordo com Organização Mundial da Saúde (OMS), o burnout é uma síndrome resultante do stress crónico no local de trabalho que não foi gerido com sucesso e está associado, usualmente, a um estado de emprego ou desemprego.
A Síndrome de Burnout ou síndrome do esgotamento profissional, foi incluída na Classificação Internacional de Doenças (CID) da Organização Mundial de Saúde (OMS) em 2022.
Isto significa que a partir deste ano, os trabalhadores em burnout podem solicitar um Certificado de Incapacidade Temporária para o trabalho ou baixa médica.
Embora o conceito não seja novo, os seus efeitos são muitos: desde problemas de saúde mental e física dos trabalhadores, às grandes quedas de produtividade. É um problema que afeta tanto o colaborador como o empregador.

Dos principais países da União Europeia com maior risco de burnout, Portugal é o país onde mais trabalhadores sofrem ou correm o risco de vir a sofrer de burnout. Salários baixos, um elevado número de horas trabalhadas por semana e um índice de felicidade de 5.7 (de 10) puseram o país no topo da lista, segundo um artigo publicado pelo site Small Business Prices em 2021.
As perspetivas futuras são de que esta síndrome aumente. Isto porque a pandemia da COVID veio causar stress e ansiedade, contribuindo no agravamento das doenças mentais.
Como prevenir o burnout no regresso ao trabalho?
Para alguns, o fim de verão significa regressar ao trabalho cheio de energia, mas há quem não saiba gerir a ansiedade.
Durante as férias, as preocupações são menores, as rotinas alteram-se e tornam-se menos rígidas. É tempo de descansar e fazer aquilo que não conseguimos fazer ao longo do ano. Por isso, o regresso ao trabalho pode ser difícil para algumas pessoas e acabar por anular os efeitos positivos das férias.
Para não descarregar as baterias na primeira semana, é preciso voltar de uma forma tranquila e aprender a gerir o regresso sem stress. Se entrarmos no trabalho serenos, iremos voltar à rotina com mais eficácia e menos ansiosos. Evitar a ansiedade, a depressão e prevenir o burnout “pós-férias” é um fator importante.
O novo paradigma de trabalho
O arranque do mês de setembro é sinónimo de regresso, mas hoje em dia requer uma atenção redobrada à saúde mental das pessoas. Vivemos um momento único, rodeados de grandes mudanças, alterações de rotinas e até de falta de controlo sobre a realidade.
Associado a este regresso, também são várias as emoções e sentimentos que podem reger os primeiros dias e que podem provocar um esgotamento ou burnout.
Para encarar o regresso de forma positiva será preciso ajustar a realidade de acordo com essas novas mudanças que vivemos. O novo paradigma de trabalho indica que os modelos híbridos são já o presente. Desde que aplicável, o regime híbrido parece vir a ser o preferido pelos portugueses, com dois dias em casa e três na empresa, ou ao contrário.
Quer seja o responsável pelo departamento de recursos humanos de uma grande empresa ou o gerente de uma PME, possivelmente já pensou sobre como gerir os seus colaboradores e a sua equipa para serem mais produtivos e atingirem melhores resultados.

Prevenir é a palavra-chave. É importante que as empresas estabeleçam práticas de vigilância e tenham um forte conhecimento sobre o bem-estar mental das suas equipas para prevenir o burnout no regresso ao trabalho.
Fazer o acompanhamento da sua equipa, ser um líder presente, conhecer a situação dos seus colaboradores, transmitir os seus valores, missão e visão ou comunicar com eles de forma periódica, são apenas algumas dicas que deve ter em conta para poder levar a sua empresa ao sucesso.
Dicas para prevenir o burnout no regresso ao trabalho e a readaptação à rotina
Cerca de um terço dos trabalhadores demonstram cansaço, apatia e falta de energia ou motivação no regresso ao trabalho após as férias.
Para que o regresso à rotina corra da melhor forma possível, há vários conselhos que o poderão ajudar:
– Regresse a casa um ou dois dias antes de recomeçar a trabalhar. Evite um retorno abrupto das férias para se habituar mais facilmente à rotina e horários.
– Acorde um pouco mais cedo no dia do regresso ao trabalho. Irá preparar-se com mais calma e tranquilidade.
– Regresse com a energia precisa para fazer as mudanças ou desenvolver os novos projetos necessários.
– Aproveite os tempos livres e arranje tempo para realizar atividades que lhe despertem emoções positivas (ginásio, jantar com amigos…)
– Fique a par do que aconteceu no escritório ou empresa na sua ausência.
– Se possível, reserve o primeiro dia de trabalho para pôr em dia os emails e assuntos pendentes, selecione os mais urgentes e deixe as reuniões e telefonemas para mais tarde.
– Foque-se no seu trabalho e desligue das distrações.
– Dividir os períodos de férias ao longo do ano, ajuda na prevenção da ansiedade.
O ativo mais importante
Muitas organizações preparam-se para regressar ao escritório, outros para ficarem num regime híbrido ou manter-se em teletrabalho. Seja qual for o caso, é imprescindível não esquecer que as pessoas continuam a ser o ativo mais importante da sua organização.
Onde muitos verão crise, outros verão oportunidades. Voltar à rotina trará certamente stress e angústia para alguns, enquanto para outros representará uma oportunidade para o crescimento e evolução.