A Gestão Documental reflete-se economicamente e de forma positiva nos resultados. Além disso, ajuda a reduzir os índices de sinistralidade no trabalho. Um efeito transversal, mas não menos relevante, é o de fomentar a integração da Prevenção de riscos profissionais a nível interno e externo.
Não existe forma mais eficiente de levar adiante qualquer ação que a de sistematizar os seus processos. A coordenação das empresas contratadas e fornecedores sistematiza o da Gestão Documental da Prevenção de Riscos Profissionais. A integração da Prevenção de Riscos Profissionais nos diferentes níveis, tanto no interior como no exterior, é um dos benefícios derivados de um sistema eficaz de coordenação e gestão.
Soluções como o caso da e-coordina desenvolvem uma melhoria substancial em procedimentos de informação/comunicação. O processo de melhoria contínua é um conceito contemporâneo. Poucas organizações destinam recursos a este procedimento que pretende melhorar produtos, serviços e processos. Na e-coordina é uma atitude geral, que se traduz na inclusão de melhorias contínuas. Estas melhorias reforçam o objetivo comum e geral: reduzir a sinistralidade na Prevenção de Riscos Profissionais.
Portanto, a coordenação e gestão das empresas contratadas e fornecedeores, reflete-se direta e positivamente na integração da Prevenção de Riscos Profissionais. Mas este não é o único benefício da coordenação.

Causa o consequência?
A Gestão Documental é uma consequência derivada da externalização. Às vezes, esquecemos o que veio primeiro e convém relembrá-lo. Antes, as empresas não faziam outsourcing, mas a tendência das grandes organizações foi externalizar cada vez mais áreas de atividade. Por isso, a Gestão Documental tornou-se consequência lógica desta tendência, atenuando os riscos na Prevenção derivados da simultaneidade de trabalhadores nos centros de trabalho.
Portanto, a Gestão Documental não é um obstáculo à segurança. Torna-se na solução que, de forma transversal, implementa outra série de benefícios.
Promoção da Prevenção de Riscos Profissionais
É inegável que uma das consequências da gestão e coordenação das empresas contratadas e fornecedores é que as pequenas empresas considerem relevantes as tarefas de prevenção. Já não serve abreviar ou esquecer uma avaliação de riscos profissionais, por exemplo. Atualmente, se o fazem, terão dificuldades para serem contratatadas. Em consequência, as grandes empresas contratarão os serviços das empresas que cumpram os requisitos exigidos.
As empresas deveriam implementar e aplicar uma Gestão Documental para a coordenação das empresas contratadas e fornecedores, que longe de ser um obstáculo, torna-se numa força para obter contratos.

Imagem cabeçalho Free-Photos de Pixabay