A digitalização dos processos está a redefinir o panorama em contextos de trabalho, oferecendo tanto vantagens como novas oportunidades. No setor automóvel, a Gestamp Aveiro soube aproveitar as vantagens da transformação digital através da plataforma e-coordina, otimizando a gestão documental e a segurança e saúde no trabalho. Filipa Santos, H&S Coordinator| Gestamp Aveiro revela como esta ferramenta os permitiu uniformizar processos, melhorar a eficiência documental e criar um ambiente de trabalho mais seguro e controlado.
1ª- Atendendo o sector da automação, qual foi a mais valia na gestão de subcontratados que conseguiram implementar com a plataforma e-coordina?
A plataforma e-coordina trouxe-nos imensas vantagens sobre um sistema que possuíamos mais “arcaico”. O sistema que tínhamos era funcional apesar de não conseguirmos controlar todas as perdas e algumas falhas, mas com o e-coordina conseguimos um ganho de tempo muito grande no que se refere a toda a parte de arquivo de documentação e todas as tarefas administrativas implicadas. Sabemos que temos agora um sistema que qualquer empresa externa pode aceder e facilmente usar, é visual para qualquer utilizador interno ou externo, é o único canal usado para este tema entre Gestamp Aveiro e Empresas Externas, mas a gestão documental foi sem dúvida a grande mais valia que conseguimos com a e-coordina.
2ª- Considera a transformação digital, cada vez mais, uma realidade ao nível da gestão documental e do controlo de acessos? Qual o papel da e-coordina nesta transformação?
Sem dúvida que a transformação digital está presente no nosso dia-a-dia e a plataforma permite-nos acompanhar a transformação. Tal como disse, sentimos que essa foi uma das mais valias que conseguimos.
3ª- Qual foi a maior vantagem a nível da uniformização de procedimentos de segurança e saúde no trabalho que conseguiu através da implementação da e-coordina?
Na Gestamp Aveiro já tínhamos os procedimentos uniformizados mas só podíamos contar com a memória humana para não os falhar. A E-coordina não nos deixa esquecer, e quando menciono não nos deixa, refiro-me a empresas externas também. Além do mais a evolução de ideias acelera com a utilização do e-coordina e a vantagem de se ter uma equipa como a da e-coordina que nos ouve, também permite isso.
4ª- Numa perspetiva futura em relação à prevenção de riscos no trabalho: Quais as vantagens, a longo prazo, da utilização da e-coordina?
Para já ainda não pensamos em adquirir os módulos de gestão de riscos pelo imenso histórico que temos, mas sinto que, no que se refere ao controlo de empresas externas, ainda existe imenso para explorar para seguirmos o caminho que temos conseguido de um controlo cada vez menos feito pelo Homem.
“A digitalização oferece o potencial de desenvolvimentos inovadores e estimulantes no local de trabalho, mas também nos coloca perante novos desafios. Se anteciparmos os potenciais desafios em termos de segurança e saúde no trabalho (SST), podemos maximizar os benefícios destas novas tecnologias, garantindo simultaneamente que temos ambientes de trabalho seguros. Quando bem gerida, a digitalização permite reduzir os riscos ocupacionais e criar novas oportunidades de melhoria das condições de trabalho. É isto que a Agência Europeia para a Segurança e Saúde no Trabalho (EU-OSHA) está empenhada em apoiar.” (Fonte: Agência Europeia para a Segurança e Saúde no Trabalho – Digitalização e segurança e saúde no trabalho (SST) Um programa de investigação da EU-OSHA.
Solução da e-coordina para o setor automóvel
Software Gestão documental de fornecedores e pessoal próprio