A felicidade e o sucesso têm uma relação de grande dependência entre si e algumas empresas têm vindo a acreditar que investir na felicidade dos seus colaboradores traz vantagens competitivas ao nível da produtividade e rentabilidade.
A felicidade organizacional pode ser entendida como uma técnica diferenciada de gestão dos Recursos Humanos, orientada para oferecer aos colaboradores condições de trabalho que lhes permitam estar de tal forma envolvidos com a organização, que se sentem realmente realizados nos papéis que desempenham.
A prática da Felicidade Organizacional é um claro sinal do desenvolvimento das organizações e contribui para a redução do absentismo e da rotatividade dos recursos humanos. Potencia a notoriedade e a confiança na marca e incute nos colaboradores um maior sentimento de compromisso.

Nos últimos tempos as organizações perceberam que o salário já não é a principal dimensão na retenção dos seus profissionais e viram-se desafiadas a melhorar as suas práticas de gestão das pessoas.
Por isso, medir o nível de felicidade organizacional é cada vez mais considerado pelas organizações, tornando fundamental avaliar o seu impacto na produtividade da organização.
São vários os fatores pelos quais um colaborador se sente feliz em trabalhar numa organização:
Ambiente interno | Reconhecimento e confiança |
Desenvolvimento pessoal | Envolvimento pessoal |
Definição de objetivos | Remuneração |
Sustentabilidade e Inovação | Envolvimento com as chefias e a organização |
Equilíbrio entre a vida profissional e a vida pessoal |
Conhecendo os seus colaboradores, sabendo quais são os fatores que promovem a felicidade organizacional, a empresa pode desenhar a sua estratégia de implementação e adaptação destes benefícios ao seu contexto.
“Encontra um trabalho que te deixe feliz e nunca mais terás de trabalhar”
–Confúcio–
Passamos a maior parte do nosso dia no local de trabalho, por isso, é importante que seja um local com um ambiente saudável e feliz, onde nos sintamos bem connosco e com os colegas. É importante sentir satisfação e prazer naquilo que fazemos mas também sentir-nos motivados no desempenho da nossa função.
Saber como ter colaboradores felizes é fundamental para o sucesso das organizações.
Uma organização competitiva distingue-se não só por uma eficaz escolha dos seus colaboradores como pela capacidade de os manter satisfeitos e motivados ao longo do tempo.
Porque organizações com colaboradores mais felizes conseguem melhores resultados!