A empresa e-coordina obteve a certificação Internacional ISO 22301 sobre Sistemas de Gestão de Continuidade de Negócio.

A certificadora ICDQ foi a entidade responsável pela auditoria na certificação da ISO 22301 na versão do ano 2019 sobre o sistema de Gestão de Continuidade de Negócio. ICDQ é a representante em Espanha da entidade LMS que atua sobre a acreditação KAB Korean Accreditation Board—. KAB é um organismo de acreditação representativo e responsável que proporciona serviços de acreditação para organismos de certificação ISO e que já acreditou cerca de 60 organismos de certificação, que operam em todo o mundo.

A ISO 22301, uma norma exigente

Enric Nebot, Diretor Comercial e de Expansão da ICDQ, entregou os certificados ao CEO da e-coordina Íñigo Martínez, ao qual deu os parabéns pela obtenção desta certificação.

Uma empresa que obtém esta certificação garante a sua viabilidade em qualquer cenário de risco”, destacou Nebot, da certificadora ICDQ. Porque um dos princípios básicos desta norma é estabelecer os planos de contingência e de minimização de riscos. Para que não se paralise a atividade perante qualquer cenário de risco, interno ou externo.

A ISO 22301 é uma norma exigente. Somente as organizações com um elevado grau de maturidade em sistemas de gestão se podem permitir de alcançar esta certificação. As empresas com ISO 22301 têm de ter aprofundado a análise da gestão de riscos em diferentes aspectos. Também de diferentes pontos de vista de gestão e estratégia empresarial.

Os riscos

Para Enric Nebot existe uma infinidade de riscos. “Só as empresas que têm um elevado grau de maturidade nos sistemas de gestão e que entraram em profunda análise de risco, gestão de risco e continuidade do negócio podem dar-se ao luxo de obter esta certificação”, afirmou Enric Nebot. As empresas com planos e medidas de contingência em vigor, tais como a e-coordina, podem lidar com o impacto. Evitando a falência e paralisação da sua atividade.

Tipos de Risco

Existem muitos tipos de risco. Há riscos de serviço, por falta de matérias primas. Existem também os riscos ambientais ou os riscos relacionados com as pessoas. Também os derivados das crises económicas. E outras crises globais como a pandemia que vivemos recentemente e que ainda estamos a viver. Estes riscos foram mencionados pelo responsável da entidade certificadora, para destacar os impactos que têm que ser considerados para garantir a continuidade do negócio neste tipo de cenário. Chegou ao ponto de mencionar os decorrentes de conflitos armados, como o atual entre a Ucrânia e a Rússia, que tem um carácter internacional.

Continuidade de negócio

As empresas que têm modelos de gestão de Continuidade de Negócio podem fazer frente a esses riscos. “A empresa tem de analisar e estudar que mecanismos estão disponíveis em tais situações. Colocando-se nos extremos mais catastróficos para que a sua atividade possa continuar. Que planos de contingência precisa de estabelecer para restabelecer a sua atividade”, destacou.

As organizações que adquirem e chegam a esta certificação —ISO 22301— são organizações que normalmente estão bem posicionadas no mercado. Estão muito bem valorizadas e consideradas pela qualidade dos seus serviços. São valorizadas também pela fiabilidade que agora, como na e-coordina, está certificada. “São empresas que aumentam o seu desempenho e lucros”, referiu Enric Nebot.

Riscos económicos e financeiros

Uma organização centrada na continuidade do negócio, um dos principais riscos que pode ter são os riscos económicos, financeiros e de solvência. Por conseguinte, é óbvio que já têm planos de contingência em vigor e têm uma análise de risco bem desenvolvida para poder determinar qualquer tipo de situação que possa surgir”, disse Nebot referindo a capacidade para dispor de uma planificação estratégica, “alinhados com a realização de objetivos e benefícios”.

Certificações e-coordina ISO 27001 e ISO 9001

Para o Diretor da certificadora, a e-coordina tem planos de contingência para proteger bens, tanto humanos como materiais e destaca a maturidade da nossa empresa. A empresa já tem a ISO 27001, que é o principal padrão de requisitos para um Sistema de Gestão de Segurança da Informação e a ISO 9001, que especifica os requisitos para o seu Sistema de Gestão da Qualidade.

“A e-coordina contempla qualquer tipo de risco e estabelece os planos de contingência específicos exigidos pela norma, a fim de garantir a continuidade do negócio. Esta é a razão pela qual esta certificação exigente e de difícil obtenção foi conseguida”. O Diretor de Expansão do ICDQ concluiu, referindo-se ao elevado envolvimento e preocupação da e-coordina, na correta gestão e melhoria contínua dos seus processos e atividades.

Unir forças é garantir a segurança da sua empresa