O sector da construção é, sem dúvida, o mais representativo dos setores em que uma boa gestão documental é vital para a segurança, a saúde e o bem-estar dos trabalhadores. É aqui que está melhor representada a junção de trabalhadores de diferentes empresas, prestadores de serviços ou trabalhadores independentes no mesmo local de trabalho. Tudo isto justifica a existência de um regulamento específico para a Gestão Documental relativa à Segurança e Saúde no Trabalho e que a plataforma da e-coordina Construção e-coordina construção é a solução adaptada ao setor da construção.

A construção é muito mais que uma obra

O sector da construção não é apenas o sector a que pertencem as empresas que constroem, que realizam trabalhos de construção, que constroem casas, estradas, espaços, serviços… O sector da construção é muito mais do que isso. Nele, tal como na e-coordina construção, reúne-se uma rede de empresas:

Empresas fornecedoras de materiais de construção;
Empresas de equipamentos e maquinaria;
Empresas de serviços de limpeza, segurança, transporte, etc.
Empresas de engenharia que se encarregam do desenho, construção e manutenção de infraestruturas;
Empresas de arquitetura, interiores, paisagismo,…
Empresas de reformas, reabilitação e restauro. 

E os tipos de empresa poderiam ir até à área exata onde a sua empresa, sim, a sua, se relaciona de uma forma ou de outra com a construção.

Neste âmbito, ou em qualquer um deles, a e-coordina está presente em 18 países. Isto faz de nós especialistas a nível mundial com base no nosso trabalho no sector da construção.

A e-coordina construção é a rede na qual se encontra e se associa o maior número de subempreiteiros do sector da construção.

Estamos a falar de mais de 157.000 empreiteiros na nossa plataforma, incluindo mais de 3 milhões de trabalhadores cuja documentação foi processada por especialistas em mais de 82.000 locais de trabalho.

E-coordina Construção

Porque é que a Gestão Documental é importante no setor da construção?

A Segurança e Saúde no Trabalho é como a de qualquer outro setor. A segurança e a saúde dos trabalhadores estão acima de qualquer sector e as medidas a tomar para o conseguir são comuns. Seja qual for o emprego. Mas a Gestão Documental da E-coordina é particularmente importante no setor da construção por várias razões fundamentais:

Segurança no local de trabalho

Na construção, existe um risco elevado de acidentes e lesões devido à natureza das atividades. A utilização de maquinaria pesada e a presença de vários empreiteiros e subempreiteiros no mesmo local de trabalho. A Gestão Documental da e-coordina garante que todas as empresas envolvidas coordenam as suas actividades para eliminar ou minimizar os riscos e cumprir as normas de segurança no trabalho.

Cumprimento de normas

O sector da construção está sujeito a inúmeros regulamentos e normas relacionados com a segurança, a saúde e o ambiente. A e-coordina ajuda a garantir que todas as empresas cumprem estes requisitos legais, reduzindo o risco de sanções e coimas.

Coordenação de recursos

Num local de obra, é recorrente estarem vários empreiteiros a realizar atividades em simultâneo. A Gestão Documental permite uma atribuição eficiente dos recursos relacionados com a prevenção, como a regulamentação do espaço, do equipamento e até a mão de obra especializada, evitando assim riscos desnecessários e reduzindo os custos devido à otimização dos recursos.

Comunicação e transparência

A Gestão Documental promove uma comunicação clara e transparente entre todas as partes envolvidas num projeto de construção. Isto evita mal entendidos e conflitos, o que, por sua vez, contribui para a eficiência e segurança.

Definição da responsabilidade

A Gestão Documental estabelece funções e responsabilidades claras para cada empresa no local de obra. Isto ajuda a determinar quem é responsável por que aspectos ou funções, o que facilita a organização dos processos e a responsabilização em caso de quaisquer ocorrências.

Melhoria da imagem empresarial

As empresas de construção que demonstram um forte empenho na coordenação empresarial e na segurança no trabalho podem melhorar a sua imagem e reputação no setor, o que pode ser benéfico para ganhar contratos e atrair clientes.

Neste sentido, é de salientar que a Gestão Documental é essencial no setor da construção. Para garantir a segurança no trabalho, a conformidade com a legislação, a eficácia operacional e a transparência em projetos de construção que envolvam vários empreiteiros, empresas e trabalhadores. A Gestão Documental contribui significativamente para a gestão segura e eficiente das atividades neste setor da construção.

Trabalhador Protegido

Uma solução de prevenção específica para um setor específico

A e-coordina construção apresenta uma solução adaptada ao setor. Estar presente em mais de 18 países, muitos dos quais em atividades diretamente relacionadas com a construção, faz dela uma empresa de referência.

Na e-coordina construção, as características do sector juntam-se às necessidades específicas da empresa. Neste sentido, a e-coordina construção possui o maior número de serviços específicos de Coordenação de Atividades Empresariais destinados ao setor.

Validação Documental

Os profissionais e a vasta experiência da e-coordina permitem-lhe adaptar-se aos critérios de validação específicos de cada empresa. A solução e-coordina verifica a correspondência entre a documentação preventiva e a atividade desenvolvida no local de trabalho. Incluindo também as autorizações para a utilização de equipamentos. A e-coordina construção verifica a veracidade dos documentos fornecidos pelos subcontratados. A verificação documental é realizada em menos de 48h e com carácter urgente quando assim seja requerido.

Biblioteca documental

O sistema estabelece um repositório de documentos por obra. Isto pode incluir planos de segurança em obra, formulários específicos, etc. As notificações e os documentos são enviados com registo de abertura e rastreabilidade de cada envio.

Facility Gestão Documental

A solução que pode atualizar a documentação e acessos dos seus trabalhadores próprios e de subcontratados nas plataformas dos seus clientes.

Suporte a subcontratadas

A e-coordina construção presta assistência e aconselhamento permanente a toda a cadeia de subcontratação. Além de um acompanhamento personalizado da conformidade documental dos subcontratados por telefone, e-mail, etc.

Painel de estatísticas

O painel de controlo da conformidade documental fornece informações por subcontratado, trabalhador, máquina, veículo, centro de trabalho, delegação, local, coordenador, documento, etc.

Relatórios

A plataforma da e-coordina pode configurar a pré-visualização, download e impressão de relatórios ad-hoc, exportação em csv, xml e pdf, para auditorias, inspeções, etc.

e-coordina construção, Soluções complementares

A e-coordina construção dispõe de soluções adicionais como o e-pocket, uma solução para dispositivos móveis com controlo documental e registo de acessos a obras (QR, RFID, Impressão Digital, Reconhecimento Facial, etc.) Visitas de Segurança, Avaliação de Riscos e Ações Corretivas.

Os utilizadores poderão assinar formulários onde quer que os trabalhadores ou subcontratados estejam localizados com o sistema multi-assinatura biométrica digital do e-dysign.

Por outro lado, com o e-infor, é possível certificar que os trabalhadores ou outros utilizadores recebem formação ou informação enviada.

O módulo da Sinistralidade controla os índices de frequência, incidência e gravidade dos seus subcontratados em obra.

Com o e-Transport pode-se gerir o acesso a centros de trabalho e a documentação de transportadores não planificados.

Gestão da Segurança e Saúde, GeISS

Para além da gestão documental, com o software GeISS da e-coordina pode gerir a Segurança e Saúde no Trabalho dos seus colaboradores. É um software que funciona em cloud, desenvolvido por e para profissionais da Segurança e Saúde no Trabalho – SST – com assinatura digital e armazenamento ilimitado; acompanhamento de toda a gestão de SST; Rastreabilidade; Alertas e tarefas; Relatórios, indicadores e KPI’s (Key Performance Indicators).

Mapping

É também a única plataforma com tecnologia de gestão de localização gráfica em mapa.

Permite a digitalização e a centralização da gestão da Saúde e Segurança no Trabalho em cloud, facilitando a identificação, a avaliação e o controlo dos riscos. Dispõe também de módulos de Avaliação de Riscos, de um Portal do Trabalhador, de Avaliação Ergonómica e Psicossocial – as perturbações psicossociais e músculo-esqueléticas são os factores que estão na origem do maior número de baixas por doença – e de Gestão das medidas de higiene e sua avaliação.

Estatísticas e-coordina construção

Todos os pormenores sobre a e-coordina construção, bem como o pedido de adesão a esta rede, podem ser feitos clicando na imagem acima.

Software Gestão documental de fornecedores
Software Gestão documental de fornecedores e pessoal próprio