Neste momento, estamos a caminhar para uma nova fase após Covid-19. Porém, o fim das medidas de contenção não marca o regresso à normalidade que conhecíamos. Também não nos garantem que esse fim aconteça da mesma forma nas distintas geografias nacionais ou internacionais.

A falta de soluções definitivas para o tratamento da covid-19 marcará o ritmo da recuperação e irá determinar o que pode acontecer a seguir. É inegável que esta adversidade trouxe o inimaginável e é por isso que as empresas vão ter pela frente uma complicada realidade.

Num mundo cada vez mais complexo, exigente e imprevisível, as empresas têm de aumentar a sua produtividade. Por isso, o seu grau de inovação e de competitividade no mercado passa por se reinventarem.

Privilegiar a estratégia digital

O setor da Inovação e Tecnologia terá já um papel relevante a desempenhar na sociedade.

A Covid-19 fez com que redesenhássemos as relações sociais, laborais e económicas, abrindo espaço para uma sociedade verdadeiramente globalizada e digital, muito mais assente em e-produtos e e-serviços.

Estamos perante um reinício global e isso significa que as empresas terão a oportunidade de pensar e adequar parte dos seus negócios. Será essencial para as empresas acelerar processos internos de transformação digital para servir não só os clientes, mas também colmatar necessidades dos seus próprios funcionários ou trabalhadores para garantir uma maior eficiência produtiva.

Estas mudanças tecnológicas não têm de ser profundas, mas sim um complemento e deverão ser implementadas rapidamente.

Para as empresas, conhecer bem os seus clientes e ter canais de comunicação e interação são talvez dos aspetos mais importantes para atingir o sucesso. No entanto, nesta situação de crise, economizar tempo e dinheiro serão dois objetivos que não serão esquecidos no processo. Por isso, avaliar e implementar estratégias que permitam uma maior recolha de informação e posterior análise da mesma será fundamental para a tomada de decisões estratégicas com base nos dados obtidos.

Ao nível aplicacional e de processos, as tecnologias de soluções de digitalização documental, automatização de workflows e assinatura digital serão as que permitirão mais flexibilização, agilização e simplificação dos processos.

Caminhar ao lado dos clientes

Ao longo do tempo a e-coordina, ciente do mundo globalizado em que estamos inseridos, já tem vindo a envolver os clientes e os fornecedores no processo de digitalização, para proporcionar soluções necessárias na gestão documental e na coordenação de atividades empresariais, além de transmitir toda a informação necessária de forma clara, simples e sempre acessível.

Produtos como o Software de Gestão Documental, o e-dysign ou o e-infor são diferentes ferramentas que apresentam soluções e facilitam o trabalho das empresas através da digitalização dos processos.

A tecnologia apresenta-se, portanto, como parceiro estratégico de excelência para implementar soluções, e sobretudo, para apoiar a maximização e a construção de pontes para a digitalização dos processos de negócio.

A digitalização e os processos digitais já são irreversíveis.

Imagem cabeçalho geralt de Pixabay