O Dia Mundial da Segurança e Saúde no Trabalho assinala-se a 28 de abril. O tema deste ano é: Antecipar, preparar e responder a crises – Investir agora em sistemas resilientes de segurança e saúde do trabalho (SST)

Dia Mundial da Segurança e Saúde no Trabalho

A pandemia da COVID-19 fez com que os governos, empregadores, trabalhadores e o público em geral tivessem de enfrentar desafios sem precedentes relacionados com o vírus e os muitos efeitos que este tem tido no mundo do trabalho. O Dia Mundial da Segurança e Saúde no Trabalho, proclamado pela Organização Internacional do Trabalho (OIT), é comemorado em todo o mundo a 28 de Abril.

O objetivo é a prevenção de acidentes de trabalho e doenças profissionais. Trata-se de mostrar ao mundo o problema e mostrar que uma cultura de segurança e saúde no trabalho pode ajudar a reduzir significativamente o número de mortos e feridos no trabalho.

A celebração é uma campanha internacional anual para promover um trabalho seguro, saudável e decente. Além disso, é prestada homenagem às vítimas de acidentes de trabalho e doenças profissionais.

Este ano, o Dia Mundial da Segurança e Saúde no Trabalho centra-se em estratégias para reforçar os sistemas nacionais de segurança e saúde no trabalho (SST) para a construção da resiliência de modo a enfrentar crises agora e no futuro, a partir das lições aprendidas e experiências do mundo do trabalho.

Gestão documental de subcontratados

Origem do Dia Mundial

Todos os anos, a 28 de abril, a Organização Internacional do Trabalho (OIT) discute a importância de incentivar as boas práticas de Saúde e Segurança do Trabalho.

Essa data foi instituída oficialmente pelo mundo em 2003, em homenagem aos 78 mineiros que morreram devido a explosão numa mina, em Virgínia, nos Estados Unidos em 1969.

Após essa tragédia, movimentos no mundo inteiro foram criados para alertar as empresas e os trabalhadores sobre as práticas de prevenção. Desde então se comemora o Dia Mundial da Saúde e Segurança do Trabalho.

Para a OIT, é essencial que exista uma cultura de consciência e responsabilidade dos empregadores para garantir aos seus trabalhadores um trabalho decente e livre de riscos que ameacem a sua integridade e qualidade de vida.

A ideia principal é criar uma consciência social para reduzir os riscos e danos que os empregados e profissionais podem sofrer nos seus locais de trabalho em todo o mundo.

Esta data serve também para prestar homenagem a todas as vítimas de acidentes de trabalho, bem como às doenças que as pessoas sofrem como resultado do desempenho das suas funções.

Investir agora em sistemas resilientes de Segurança e Saúde no Trabalho

A pandemia da COVID-19, desde que surgiu como uma crise global no início de 2020, tem tido um impacto profundo em todo o mundo.

A pandemia teve impacto em quase todos os aspetos do mundo do trabalho, desde o risco de transmissão do vírus no local de trabalho até aos riscos relacionados com a SST que surgiram como resultado das medidas para mitigar a propagação do vírus.

A mudança para novas formas de trabalho, como o teletrabalho, tem oferecido muitas oportunidades aos trabalhadores, mas também tem colocado potenciais riscos de SST, em particular riscos psicossociais e violência.

O Dia Mundial da Segurança e Saúde no Trabalho 2021 centra-se no reforço dos elementos de um sistema de SST, tal como estabelecido no Quadro Promocional da Convenção sobre Segurança e Saúde no Trabalho, 2006 (nº 187). O relatório do Dia Mundial examina a forma como a crise atual sublinha a importância de reforçar estes sistemas de SST, incluindo os serviços de saúde ocupacional, tanto a nível nacional como empresarial.

A OIT aproveita esta oportunidade para sensibilizar e estimular o diálogo sobre a importância de construir e investir em sistemas de SST resilientes (Antecipar, preparar e responder a crises – Investir agora em sistemas resilientes de segurança e saúde do trabalho), aproveitando exemplos regionais e nacionais para mitigar e prevenir a propagação da COVID-19 no local de trabalho.

Resumo
Título do artigo
Dia Mundial da Segurança e Saúde no Trabalho 2021
Descrição
O Dia Mundial da Segurança e Saúde no Trabalho assinala-se a 28 de abril. O tema deste ano é: Antecipar, preparar e responder a crises - Investir agora em sistemas resilientes de segurança e saúde do trabalho
Autor
Publisher Name
e-coordina Portugal