A e-coordina desenvolve o Manual da Coordenação da Segurança e Saúde no Trabalho, com o intuito de colmatar as dúvidas que surgem na coordenação das atividades simultâneas, cumprir a Lei em vigor e fortalecer o conhecimento sobre SST.

Atividades Simultâneas

A Saúde Ocupacional ou Segurança e Saúde no Trabalho (SST) tem como finalidade a prevenção dos riscos profissionais e a proteção e promoção da saúde do trabalhador.

A Promoção da Segurança e Saúde no Trabalho aplica-se em todos os ramos de atividade dos setores privados, cooperativo e social, bem como à Administração Pública. Contudo, atualmente, a maior dificuldade para as organizações e empresas encontra-se na coordenação das atividades simultâneas no mesmo local de trabalho, ou seja, quando várias empresas, estabelecimentos ou serviços desenvolvem, simultaneamente, atividades com os seus trabalhadores no mesmo local.

E-coordina e a SST

Na e-coordina estamos muito sensibilizados para a importância da saúde e segurança nas empresas, mais especificamente no que concerne à coordenação de atividades simultâneas no mesmo local de trabalho.

Acreditamos que investir na prevenção das empresas é investir no sucesso das mesmas. É crucial para a sustentabilidade das organizações, independentemente do tamanho da empresa, que se invista em prevenção, para evitar custos diretos e indiretos.

Investir na prevenção

Por isso, coordenar as atividades da empresa reflete-se economicamente e de forma positiva nos resultados, ajuda no cumprimento de requisitos consoante a Lei 102/2009 (Promoção da Segurança e Saúde no Trabalho), reduz os índices de sinistralidade no trabalho, garante os acessos ao local de trabalho e o fluxo de trabalho e integra a prevenção de riscos profissionais a nível interno e externo.

ACT

Recentemente, o Governo assinou um despacho para aumentar o quadro de pessoal da Autoridade para as Condições do Trabalho (ACT), de acordo com o que está previsto no Orçamento do Estado para 2021.

A Ministra do Trabalho e da Segurança Social, Ana Mendes, revelou que a ACT vai ter um reforço do mapa de pessoal permanente em 50 novos funcionários. Os quadros da ACT estavam em mínimos mas com este reforço o organismo atinge um máximo histórico de 493 inspetores.

Nunca, como hoje, a ACT teve ao seu serviço um número de inspetores tão elevado, um importante avanço e uma clara melhoria nas condições laborais dos trabalhadores.

Manual da Coordenação da Segurança e Saúde no Trabalho

O que é a a coordenação da segurança e saúde no trabalho?

Cientes da situação atual que estamos a viver e da preocupação que suscita a Segurança e Saúde no Trabalho no desenvolvimento e integração das empresas, a e-coordina desenvolveu o Manual:

“O que é a Coordenação da Segurança e Saúde no Trabalho? 42 perguntas e respostas para saber tudo sobre a Segurança e Saúde no Trabalho”

Estas perguntas/respostas foram compiladas com o intuito de colmatar as dúvidas que surgem relativamente à matéria de segurança e saúde no trabalho e a Lei em vigor e fortalecer o conhecimento sobre SST.

Acreditamos que, no momento em que vivemos, as pessoas são a base das organizações e o nosso intuito é contribuir ao conhecimento da SST, promover o bem-estar nas empresas, que melhorem o ambiente de trabalhar e consequentemente a produtividade.

Resumo
Título do artigo
O manual da Coordenação da Segurança e Saúde no Trabalho
Descrição
A e-coordina desenvolve o Manual da Coordenação da Segurança e Saúde no Trabalho, com o intuito de colmatar as dúvidas que surgem na coordenação das atividades simultâneas, cumprir a Lei em vigor e fortalecer o conhecimento sobre SST.
Autor
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e-coordina Portugal