Como referido no artigo anterior, o trabalho desempenha um papel fulcral na vida das pessoas. A maioria dos trabalhadores passa pelo menos oito horas por dia no local de trabalho. Desta forma, os ambientes laborais devem tornar-se ambientes seguros e saudáveis. Mas na verdade, não é essa a situação para muitos trabalhadores e, todos os dias, os trabalhadores estão expostos a múltiplos riscos para a saúde.

Infelizmente, alguns empregadores assumem poucas responsabilidades relativamente à proteção da saúde e da segurança dos seus trabalhadores. De facto, os empregadores, em algumas situações nem sequer têm conhecimento de que têm responsabilidades e obrigações, muitas vezes, legais, de proteger os seus trabalhadores. Como resultado dos perigos e da falta dessa responsabilidade com a segurança e saúde dos trabalhadores, os acidentes e as doenças profissionais são habituais.

Objetivos da Segurança e Saúde no Trabalho

Importância da Segurança e saúde no trabalho

A Segurança e Saúde no Trabalho envolve vários focos de especialização e deverá ter os seguintes objetivos:

♦ A promoção e a manutenção do bem-estar físico, mental e social dos trabalhadores de todos os sectores de atividade;

♦ A prevenção de efeitos adversos para a saúde decorrentes das condições de trabalho;

♦ A proteção dos trabalhadores no seu emprego perante os riscos resultantes de condições prejudiciais à saúde;

♦ A colocação e a manutenção de trabalhadores num ambiente de trabalho ajustado às suas necessidades físicas e mentais;

♦ A adaptação do trabalho ao homem.

Implementação da SST nas empresas

A Segurança e Saúde no Trabalho são de extrema importância para as empresas. Para além de constituírem uma obrigação legal e social, vive-se numa sociedade exigente onde os consumidores estão cada vez mais informados sobre as empresas que lhes fornecem bens e serviços.

As empresas valorizam o facto de a SST prevenir lesões e doenças dos trabalhadores resultantes do trabalho, mas ela é também um elemento fundamental do sucesso de uma empresa. Além disso, uma perceção negativa de uma organização relativamente a processos de gestão de Segurança e Saúde no Trabalho (SST) pode ter um impacto direto na reputação, confiança do cliente ou consumidor e, portanto, na receita.

Adotar medidas eficazes de segurança e saúde no trabalho pode salvar vidas, através da eliminação ou diminuição de situações de risco associadas ao desempenho das atividades. Para além disso, empresas saudáveis apresentam melhores resultados globais ao nível da produtividade, motivação e felicidade no trabalho.

Portanto, ter uma política de SST é fundamental para o sucesso da sua organização. É a carta de apresentação de dentro para fora, a primeira coisa que os colaboradores e decisores percebem a nível empresarial.